2025, um ano para lembrar
Na recta final de mais um ano, gostaria de fazer um pequeno balanço do que foi 2025. Este será, certamente, um ano para lembrar. Por vários motivos.
Iniciámos o mesmo com uma nova aquisição para a excelente equipa que compõe a Proactivetur. O biólogo José Carvalho. Fascinado por fotografia de natureza, em especial de aves, o José é hoje um dos nossos guias de campo e um técnico em crescendo para as questões da conservação da natureza.
Foi, também, o ano de regresso da nossa colega Estelle, mãe pela segunda vez. Alegra-me saber que as condições proporcionadas por esta pequena empresa permitem aos seus colaboradores planearem o futuro e serem felizes. O mesmo aconteceu, ainda que num sentido diferente, com a nossa colega Vanessa Flórido. Procurando estar mais próxima da sua família decidiu enveredar por outros caminhos profissionais e sair da Proactivetur. A Vanessa foi a nossa artesã residente desde 2018, formada no seio do Projecto TASA nas artes dos entrelaçados com fibras vegetais. Era – e continuará a ser - uma das mais talentosas artesãs do Algarve. Apesar de termos tido muito pena da sua decisão, estamos muito agradecidos pelo seu trabalho e desejamos-lhe muito sucesso e felicidade para os futuros projectos.
2025 ficará ainda na memória pelo excelente ano turístico que tivemos. Mais de 550 programas realizados, entre actividades guiadas, workshops e viagens auto-guiadas. Celebrámos novas parcerias internacionais, recebemos novos públicos e fortalecemos – e muito – a nossa actuação na oferta de experiências autênticas no Algarve. Lançámos um novo programa turístico de imersão no território, com especial enfoque no artesanato, abordagem esta inserida na nova estratégia para o Projecto TASA.
Sim, 2025 ficará também marcado por esta nova deriva no TASA, que em 2026 assistirá ao encerramento da sua loja em Loulé e ao terminar de 15 anos de desenvolvimento de produtos de artesanato. Os tempos actuais e a necessidade de re-orientar este precioso projecto, leva-nos por caminhos novos que em breve iremos desvendar.
Realizámos mais uma edição do Walking Festival Ameixial, a 13ª, através da nossa parceria com a Cooperativa QRER e mantivemos a coordenação do Algarve Walking Season que junta hoje cinco festivais de caminhadas na região.
Integrámos a Portugal Outdoor Alliance, uma rede nacional de empresas de turismo de aventura, através da qual iniciámos um projecto inovador, para o desenvolvimento de uma ferramenta de medição do grau de sustentabilidade dos nossos tours, a lançar em 2026.
Recebemos pelo 3º ano consecutivo, um selo que reconhece o nosso compromisso para com a Sustentabilidade atribuído pelo Turismo de Portugal ao abrigo do Programa Turismo 360º.
Participámos em conferências e palestras, nacionais e internacionais; acolhemos estagiários das escolas da região; apoiámos organizações não-governamentais nas suas missões ambientais e sociais; e iniciámos outros projectos que apresentaremos no momento certo.
Mas, o final de 2025 ficará marcado por um novo compromisso da Proactivetur para com a região e o seu interior. Adquirimos uma pequena propriedade rural na freguesia de Querença, na área protegida local da Fonte da Benémola, onde poremos em práctica projectos de regeneração ambiental, agro-florestal e não só. Será o nosso “cantinho” onde uniremos turismo responsável, actividade agrícola, observação da natureza, pedagogia, saúde e bem estar e o trabalho com a comunidade.
É uma nova aventura, porventura algo inesperada para um operador turístico, mas que resulta da nossa visão para o território: só o manteremos vivo, preservado e desenvolvido se lhe devolvermos valor sustentado. É isto que nos move e que queremos fazer. Em equipa e com a comunidade. Pelo território!
Bem-vindo, 2026!