Loja TASA encerra portas, mas o projeto continua

No dia 13 de fevereiro, o Projecto TASA encerra as portas da sua loja localizada em Loulé, após dez anos a desenvolver produtos onde o design vem sublinhar e enaltecer as artes tradicionais.

Além do desenvolvimento de produtos para hotelaria, arquitetura e estabelecimentos concept store, a criação de uma loja física e um espaço de vendas online, permitiu que a coleção chegasse a mais público, numa altura em que se valorizava pouco as artes e ofícios tradicionais.

As dezenas de peças que foram lançadas no mercado ao longo dos anos deram a cara pelo TASA - Técnicas Ancestrais Soluções Atuais -, mas a ação do Projeto não se limitou à vertente de desenvolvimento de produto.

Desde 2013, altura em que a Proactivetur, especializada na ligação entre turismo e território, começou a gerir este projeto promovido pela CCDR Algarve em 2010, a empresa apostou noutras formas de agir pela sustentabilidade das artes tradicionais do Algarve.

A Proactivetur concebeu, organizou e promoveu ações de transmissão de saberes mestre-aprendiz para formação de novos artesãos, incorporou experiências criativas com artesanato na oferta turística, implementou diversos projetos para a revitalização de ofícios e produziu investigação sobre os ofícios ameaçados do Algarve (Red Book – Lista Vermelha das Atividades Artesanais Algarvias -  CCDR Algarve – 2021).

A realidade do setor do artesanato em Portugal é hoje diferente daquela que assistimos na última década.

Há mais espaço no mercado para as peças de autoria dos artesãos e mais dinâmica de inovação a acontecer. Reconhece-se melhor a importância que a atividade artesanal tem para a salvaguarda do património imaterial e afirmação da diversidade cultural,

Sobressai, porém, neste contexto, o desfasamento entre a recente mudança de interesse do mercado e a capacidade de organização da resposta com visão de longo prazo, da parte dos protagonistas e responsáveis.

Continua a haver poucos artesãos com capacidade para produzir com regularidade – e esses poucos estão agora sem mãos a medir. Subsiste uma mentalidade de desvalorização dos preços do artesanato, que continua a ser um dos principais obstáculos à renovação das atividades artesanais. E, na base de tudo isto, fica a faltar uma visão estratégica para o setor que programe intervenções capazes de reverter o risco de desaparecimento de grande parte dos ofícios inscritos no património cultural da região.

A componente de comercialização de produtos de artesanato e design do Projecto TASA ressente-se de algumas destas questões e é por isso que a Proactivetur decide encerrar as portas da loja.

Ainda assim, fica muito por fazer e a empresa irá canalizar energias para outras formas de apoio aos ofícios tradicionais e aos artesãos – orientadas para os materiais endógenos do Algarve, o turismo responsável e a valorização do património imaterial.

O público interessado tem esta semana para adquirir as últimas peças em stock da marca e alguns dos protótipos, a preços de liquidação. Depois disso, a resposta far-se-á mediante pedidos especiais e condições especificas.

A loja situa-se na Rua de Portugal 35 B, em Loulé (Seg - Sex  09:30-13:00H | 14:00-17:30H).

Próximo
Próximo

2025, um ano para lembrar